Home Belo Horizonte Kalil lidera eleição para Prefeitura de BH, aponta pesquisa

Kalil lidera eleição para Prefeitura de BH, aponta pesquisa Com grande vantagem, atual chefe do executivo está a frente em todas as hipóteses do levantamento.

29 de julho de 2020, 20h15 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), lidera com ampla vantagem a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A conclusão é de uma pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais deste ano.

A pesquisa, realizada pelo instituto Paraná e contratada pelo grupo Bandeirantes, foi divulgada, nesta terça-feira (28).

Na citação espontânea – na qual nenhum nome é apresentado ao entrevistado -, Kalil tem 26,7% das intenções de voto. A deputada federal Áurea Carolina (PSOL) aparece em segundo com 1,5%, seguida por João Vitor Xavier (Cidadania), com 0,6%.

Já no cenário estimulado – no qual a Paraná Pesquisas apresentou 14 candidatos – Alexandre Kalil tem 55,9% das intenções de voto. João Vítor Xavier aparece em segundo lugar, com 6,5% da preferência do eleitorado.

Áurea Carolina, com 4,1%, e o ex-secretário estadual Rodrigo Paiva (Novo), com 3%, estão em terceiro e quarto. O deputado estadual Bruno Engler (PRTB) e professor Wendel Mesquita (Solidariedade) receberam 2,1% das intenções de voto cada um.

Nilmário Miranda (PT), que nesta semana teve apoio declarado do ex-presidente Lula, está em sexto, com 2%. Os demais postulantes ao cargo de prefeito de BH somam 3,1% das intenções de voto.

Presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo declarou, em entrevista à rádio Band News, que esse cenário pode apresentar modificações após o início da propaganda eleitoral. Segundo ele, a pandemia do novo coronavírus tem ajudado os atuais prefeitos.

“Até outubro a tendência é para o Kalil. A pandemia ajudou os prefeitos. Os que estavam na frente continuaram na frente. Com o início do horário eleitoral, se torna mais igualitário”, avaliou.

Gestão

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), é aprovada por 72% dos eleitores da capital. O índice também faz parte de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Os participantes que desaprovam o governo municipal representaram 24,5%. A porcentagem de entrevistados que não soube ou não respondeu foi de 3,5%.

Na comparação com a última pesquisa divulgada pelo instituto, os números mostram queda na avaliação positiva e alta na reprovação do prefeito durante os meses da pandemia no novo coronavírus. Em março, 74,6% dos entrevistados responderam que aprovavam Kalil, 22,5% que desaprovavam e 2,9% não soube ou não opinou. A variação entre os meses está dentro da margem de erro, de 3,5%.

Os pesquisadores perguntaram aos participantes como está sendo a administração de Kalil. Para 58,4% dos entrevistados, a condução da Prefeitura de BH é ótima ou boa, enquanto 21,5% avaliam como regular e 18,7% como ruim ou péssima. Quem não sabe ou não opinou reuniu 1,5% das respostas.

Em relação a março, o número de pessoas que avaliam o desempenho de Kalil como “regular” caiu. Na última pesquisa, 27,5% avaliavam dessa forma a gestão do prefeito. Já os que pensam que Kalil administra a PBH de forma ruim ou péssima aumentaram: há quatro meses esses eleitores representavam 12,6%. Já a avaliação ótima ou boa se manteve estável – em março era de 58,1%. Nesse levantamento, 1,8% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Administração na Pandemia

Segundo à Rádio Band News FM BH, para a maior parte da população de Belo Horizonte, a prefeitura da capital é quem melhor age no combate ao coronavírus se comparada às ações do Estado e do governo federal. O dado faz parte do levantamento feito pelo Paraná Pesquisas (TSE 03074-2020) em parceria com a Band.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 820 eleitores entre 22 e 25 de julho de 2020. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG- 03074/2020. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de 3,5%.

Foto: Amira Hissa/PBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário