Home Política Bolsonaro em primeiro e Lula em segundo. Entre os prefeitos Kalil lidera pesquisa

Bolsonaro em primeiro e Lula em segundo. Entre os prefeitos Kalil lidera pesquisa

19 de novembro de 2019, 18h07 | Por Carlos Lindenberg

by Carlos Lindenberg

Entre os prefeitos de capitais, se destacam Alexandre Kalil (BH) e ACM Neto (Salvador). O primeiro, tem um IPD de 66.18. O segundo, de 65.43. Os dois sempre estiveram entre os top 5 desde que o IPD começou a ser calculado, conseguiram ultrapassar Crivella e Teresa Surita nesse último mês por que aumentaram o engajamento de seus páginas.

Kalil ampliou esse patamar, mesmo com baixo volume de postagens por semana. Ele é um dos prefeitos que menos posta, entre os que monitoramos. O conteúdo de suas publicações recentes se relaciona com futebol ou assuntos familiares. A sua postagem com maior volume de engajamento, por exemplo, traz uma foto dele com os filhos e o ex-jogador do Galo, Ronaldinho Gaúcho. A outra postagem relevante do prefeito traz a informação de que será avô novamente.

ACM conseguiu melhorar sua posicão no IPD apostando em postagens muito mais frequentes e quase exclusivamente focados em obras e entregas de sua administração. Embora sua fama continue sem evoluir positivamente, entre setembro e outubro ele conseguiu ampliar em 60% o número de postagens produzidas por ele e compartilhadas por seus seguidores. Embora 85% das postagens de ACM mostrem ele e suas realizações, vale chamar atenção para as suas postagens de conteúdo religioso por ocasião da beatificação de Santa Dulce. O prefeito usou e abusou desses conteúdos em Outubro e com isso obteve mais de 500 mil interações nas suas publicações em Outubro.

Além da queda de Crivella (que figurava em primeiro lugar entre julho e setembro enquanto mantinha viva a briga com a Rede Globo de TV e mantinha alto nível de mobilização de um eleitorado ligado a igreja universal), o IPD deste mês também traz a surpreendente subida do prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Ele subiu 14 posições do mês passado para este, alavancado pela informação amplamente difundida na imprensa e compartilhada nas redes, de que ele teria que tratar de um câncer no intestino. Embora a notícia tenha sido divulgada apenas no final do mês, ela foi suficiente para colocar o prefeito paulista em quarto lugar no IPD de outubro com 48.12 pontos. Apenas com uma mensagem, publicada em seu Facebook, ele conseguiu aumentar em 17% a interação em sua página.

Veja aqui os detalhes da pesquisa.

Texto: Felipe Nunes, Cientista Político
Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário